terça-feira, 12 de agosto de 2014

Rubem Fonseca - a volta do que nunca veio...



Rubem Fonseca - A Volta do que Nunca Veio...

 
 
Tem uns dias que na minha mania de ler que nunca acaba eu renovei meu cadastro na Biblioteca do Sesc aqui perto de casa. Como eu tinha que pegar um livro, pelo menos, eu aproveitei e peguei dois, embora, como todo mundo sabe, eu tenho uma quantidade enorme de livros em papel e digital na fila (nem sei se chamo isso de fila, já que não existe nada do tipo "primeiro esse, depois esse..." ).
 
Então, como eu curto assistir o seriado Mandrake, produzido na HBO e que vi no MaxHD, resolvi então reler Rubem Fonseca, que tive o prazer de ler no final da minha adolescencia e não lembrava porque não tinha me aprofundado nas obras do autor.
 

Comecei lendo a seleção de contos "Lúcia McCartney". Como muita coisa do autor, é bem confuso, pelo menos na minha visão de merda, mas eu curti alguns deles e dentro do caos que foi o livro como um todo, não foi das leituras mais agradáveis para mim. Quando eu comecei a ler, estava numa expectativa enorme e pensei que seria uma leitura do car***o e , na verdade, foi meio frustante mesmo. Bom, Rubem Fonseca é o cara, não tenho dúvidas, mas eu nunca curti livro de contos que não se conectam e esse é, na minha visão meio míope, uma colcha de retalhos completamente mal costurada.
 
 
Já quando li "A Grande Arte" , aí sim a verdade apereceu e como disse o meu Mestre Supremo "A Verdade vos libertará!!" Esse sim valeu muito a pena!!
Um texto cru, mas ao mesmo tempo bem lapidado, com um princípio , meio e fim, onde o meio é simplesmente fantástico. Sempre curti escritores que escrevem como se estivessem conversando e nesse quesito Rubem Fonseca é um mestre!!

Mandrake, Ada, Mercedes, Camilo Fuentes... crime, sangue, estupro, balas, facas. Cenário moderno, atual em uma obra atemporal. Sempre vai existir sacanagem e quem acabe com a vida dos outros. E sempre vai existir os justiceiros.
A paixão por mulheres e charutos é notória e admirável. Mas a inconstancia de comportamento e a loucura que se abateu sobre o personagem após o caso fatídico de violencia contra ele e sua namorada dão uma guinada absurda na narrativa.
 
Recomento ambos. Tem gente que gosta de tudo, de coisa boa e de coisa confusa. Eu curti ambos, é que nem suco de cupuaçu, tem quem adore, tem quem deteste...
 
 


Nenhum comentário: