terça-feira, 1 de novembro de 2011

Homem Gourmet - parte I

Foi meu camarada Artelano Cavalcanti que , após um post bem bacana no Facebook, onde eu relatava meu fim de semana regado à um bom almoço que fiz para mim e minha família, café e charutos, me chamou carinhosamente de Gourmet. Eu gostei da brincadeira e embarquei na história.
Pesquisando na net, tia Wikipédia definiu assim :

Gourmet
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Gourmet é o nome que se dá a uma cozinha ou produto alimentar (incluindo bebidas) que estejam associados à ideia de haute cuisine ou alta cozinha, evocando assim um ideal cultural, associado com as artes culinárias. Assim um vinho ou um restaurante diz-se gourmet quando este é de alta qualidade e está reservado a paladares mais avançados e a experiências gastronómicas mais elaboradas. Por consequência os produtos e ou refeições gourmet são normalmente mais caras que os seus equivalentes não gourmet. A palavra gourmet tem ascendência francesa e o seu significado original designava os bons apreciadores de vinho, os verdadeiros conhecedores. Actualmente já faz parte do vocabulário português e alargou o seu âmbito a tudo o que se relaciona com os prazeres da mesa, sempre na perspectiva da autenticidade e da qualidade.

Este termo pode também ser associado, mais raramente, a uma pessoa, quando se lhe quer atribuir a qualidade de possuir um
 paladarapurado, e que possua algum conhecimento ou entendimento avançado de culinária e gastronomia.[1]

Dentro dessa perspectiva, resolvi compartilhar bons momentos gastronômicos que tenho passado com minhas
meninas:


Pão caseiro quentinho com café e queijo. Ficou bom que só.





Queijo coalho assado pra esconder o risoto.


Risoto escondido , empadão de frango, suco de cajá e rapadura.

Risoto pra esconder.

O que não se paga são os momentos em família fazendo e degustando essas coisas.
Jogar conversa fora e aproveitar os momentos juntos.
Gastronomia é uma das minhas paixões. Minha família é a maior delas.

Queijos, azeitonas, tomate seco , salame e palmito, pra acompanhar uma
boa batida de cajá.
 


Nenhum comentário: